sábado, 19 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA



SURDOCEGUEIRA


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“Denomina-se surdocego àquele que possui dificuldades visuais e auditivas, independentemente da sua quantidade. “Uma pessoa que tenha deficiências visuais e auditivas de um grau de tal importância, que esta dupla perda sensorial cause problemas de aprendizagem, de conduta e afete suas possibilidades de trabalho, é denominada surdocega”. OLSON, Stig, Surdocegueira. Apresentação na “A surdez: um mundo de encontro”, Santa Fé de Bogotá, 1995.
A surdocegueira é uma limitação que se caracteriza por: sérios problemas relacionados com a comunicação com o meio; sérios problemas relacionados com a orientação no meio; sérios problemas relacionados à obtenção de informação. (McINES, John       Programming for congenital and early adventitios deafblind adults).
Mc Innes ( 1999 ), refere-se à  surdocegueira  como  uma deficiência única que requer uma abordagem específica para favorecer a pessoa com surdocegueira e um sistema para dar este suporte. O referido autor subdivide as pessoas com surdocegueira em quatro categorias: 
  •  Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
  •  Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
  •  Indivíduos que se tornaram surdocegos; 
  • Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente, ou seja, não tiveram a oportunidade de desenvolver linguagem, habilidades comunicativas ou cognitivas nem base conceitual sobre a qual possam construir uma compreensão de mundo

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA


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Segundo a Lei 7.853, de 24 de outubro de 1989, Deficiência Múltipla define-se como a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (intelectual / visual / auditiva / física), com comprometimentos que acarretam consequências no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa. “Comprometimentos em uma dessas áreas podem ter um efeito singular no funcionamento, aprendizagem e desenvolvimento da criança (Perreault, 2002).”
Conforme Orelove e Sobsey (2000),  as pessoas com deficiência múltipla são indivíduos com comprometimentos acentuados no domínio cognitivo, associados a comprometimentos no domínio motor  ou no domínio sensorial ( visão ou audição) e que requerem apoio permanente, podendo ainda necessitar de cuidados de saúde específicos. Esses mesmos autores referem ainda que a deficiência múltipla é uma condição que resulta de uma etiologia congênita ou adquirida  e não se trata da somatória de deficiências.
É importante esclarecermos que as pessoas com surdocegueira não são classificadas como múltiplas, pois quando elas têm oportunidades interagem com o meio e com as pessoas adequadamente ( Ikonomidis, 2010 ).

NECESSIDADES BÁSICAS DAS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA E COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

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Nielsen ( 1979 ), ressalta   que quanto maior for o numero de deficiências, maior o risco da pessoa não conseguir fazer uso de todas as habilidades que possui e, assim sendo, a associação de diferentes problemas resultará em necessidades educacionais únicas.
Para Bosco ( 2010 ), o  corpo é a realidade mais imediata do ser humano. A partir e por meio dele, o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto, favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou com deficiência múltipla é de extrema importância . A mesma ressalta que as pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mão. Isso para servir como tentativa de minorar as eventuais estereotipias motoras e pela necessidade do uso de ambas para o desenvolvimento de um sistema estruturado de comunicação.
A autora discorre ainda, sobre as dificuldades  fonoarticulatórias, motoras ou mesmo neurológicas, comum nessas pessoas ocasionando algum tipo de limitação na comunicação e no processamento e elaboração das informações do seu entorno. Isso pode resultar em prejuízos no processo de simbolização das experiências vividas e acarretar carência de sentido para as mesmas ( BOSCO, 2010, P.11 e 12 ).
Neste sentido, PALACIOS (2002), destaca: “A existência da criança com fragilidade biológica e deficiência múltipla apresenta desafios únicos e complexos para os pais e profissionais. Da mesma maneira, há uma evidente necessidade de criar serviços de intervenção precoce diferenciados, adequados às necessidades desta população emergente”.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A AQUISIÇÃO DE COMUNICAÇÃO



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De acordo com Ikonomidis (2010), a comunicação é de extrema  importância na aquisição de uma boa qualidade de vida e as principais vias de acesso à comunicação são a visão e a audição. A perda de uma ou ambas limita a aprendizagem incidental, onde a criança recebe e procura ativamente informações seja na interação com o meio ou com outro, proporcionando experiências significativas e fazendo associações com experiências prévias e assim aprendendo.
A comunicação entre os seres humanos é um processo interpessoal por meio do qual se estabelecem vínculos com os outros; esta relação é estabelecida de diferentes maneiras e, segundo as possibilidades comunicativas de cada um, pode acontecer com movimentos do corpo, utilizando objetos do ambiente ou desenvolvendo um código linguístico. O uso de objetos reais é uma possibilidade que consiste em interpretar uma atividade, ação ou situação por meio de um objeto, que adquire um valor simbólico. Por meio do uso dos objetos, a criança pode compreender e expressar as intenções comunicativas (SERPA, 2002).
 Rowland e Schweigert (1989), explicam que muitas pessoas com deficiência múltipla ou com surdocegueira podem aprender a se comunicar por meio de gestos, mas podem ter dificuldade para conseguir uma comunicação usando símbolos abstratos tais como: palavras faladas ou língua de sinais, sendo necessário o uso de  símbolos tangíveis. Símbolos Tangíveis são objetos ou figuras que vão no lugar de, ou representam algo sobre o qual queremos comunicar e  podem ser  de três dimensões (objetos) ou de duas dimensões (figuras).
Existem várias propriedades que tornam os símbolos tangíveis:
  • Eles são permanentes, isto é, eles existem num display permanente e não precisam ser buscados na memória.
  • Eles podem ser manipulados por ambos, pelo usuário e pelo parceiro de comunicação.
  • A relação entre símbolo e referência é óbvia para o usuário individual, desde que esteja baseada na própria experiência do usuário.
  • Símbolos tridimensionais são usados para pessoas sem visão, já que são discrimináveis taticamente.
Tipos diferentes de símbolos refletem relações diferentes entre símbolos e referências ou diferentes “níveis de representação”. Símbolos tridimensionais podem ser objetos idênticos, partes de objetos, ou objetos associados. Símbolos bidimensionais podem ser fotografias ou desenhos, coloridos ou em branco e preto, gerais ou específicos. Símbolos tangíveis devem ser construídos para cada usuário, capitalizando as características das referências que são mais significativas para aquele indivíduo. Se o símbolo não tem uma conexão com a referência que seja clara para o usuário, então o símbolo não é tangível para ele. (Rowland e Schweigert, 1989, 1990).
Serpa ( 2002), menciona que as estratégias para criar, facilitar e incrementar a comunicação não simbólica se deve levar em conta:
  • Interesses Individuais: o interesse das crianças deve estar baseado na interação física por meio do estabelecimento de rotinas de jogo, na qual seja possível a imitação de comportamentos com ou sem intenção.
  •  Compensar a perda dos sentidos à distância: estratégias com posições que impliquem o contato corporal com os pares comunicativos, assim como, a manipulação do ambiente com pequenos movimentos, o que implica ajudar a criança no reconhecimento de pessoas familiares por meio da exploração tátil e visual.
  •  Responder às tentativas de comunicação: as crianças realizam tentativas de comunicação por meio de formas muito simples, em alguns casos imperceptíveis, como uma mudança na tensão muscular, um movimento dos olhos ou de uma mão; estas tentativas devem ser respondidas.
  •  Consistência: as rotinas consistentes e estruturadas ajudam a criança surdocego e multideficiente a antecipar os próximos eventos. As interações devem ser consistentes, tanto nas rotinas como nas formas de comunicação. 
  •  Proporcionando contingências: a contingência no conhecimento ou consciência de que uma ação é importante para dar ênfase às relações entre os comportamentos e seus efeitos.
  •  Criando a necessidade de se comunicar: devem ser criadas situações onde a criança tenha que interagir para poder participar e obter a atividade desejada.
  •  Introduzindo um tempo de espera nas respostas: uma vez que a necessidade de se comunicar tenha sido estabelecida, a criança requer um tempo para dar a sua resposta. Devem ser criadas situações que envolvam duas ou mais pessoas que implique uma participação recíproca ou onde seja necessário cumprir turnos e mantê-los.
  •  Incrementar as expectativas comunicacionais: incrementar a comunicação não simbólica a partir de uma variedade de situações diárias aumenta a complexidade e diversidade da interação comunicacional.
Uma estratégia pode se usar frequentemente gestos naturais nas interações com crianças que não usem sinais, dando maior ênfase às respostas por meio de diferentes ações, gestos, sinais e vocalizações para criar uma maior comunicação intencional.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
IKONOMIDIS, Vula Maria. Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
ROWLAND Charity e SCHWEIGERT Philip - Soluções Tangíveis para Indivíduos Com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira. Apostila In mimeo. Tradução Acess. Revisão: Shirley R. Maia - 2013.
SERPA, Ximena Fonegra. Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do Livro Comunicacion para Persona Sordociegas, INSOR- Colômbia 2002.










7 comentários:

  1. Cláudia, como você bem referenciou através de Ikonominds ( 2010): " a comunicação é de extrema importância na aquisição de uma boa qualidade de vida..." Isso tanto para pessoas com ou sem deficiência. E em se tratando de comunicação para pessoas com DMU e surdocegueira nada mais indicado do que o uso de símbolos tangíveis no processo de aprendizagem da comunicação, como você também citou perfeitamente.
    Parabéns pela publicação do informativo que está bem direto e claro.

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  2. Ótimo texto Cláudia, as informações abordadas nos dão um suporte muito bom, norteando nosso trabalho no AEE, muita coisa eu vou levar para minha prática, mas visualizo o que devemos ter como direcionamento do trabalho com alunos com deficiência múltipla ou surdocegueira, é a necessidade de estabelecimento de vínculo com eles, ao buscarmos a comunicação, por meio de recursos e estratégias adequados, considerando suas possibilidades e sua forma de situar-se no mundo. Obrigada pela colaboração.

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  3. Oi Claudinha, adorei sua postagem bem incrementada com imagens e o conteúdo excelente, é tão urgente que todos compreendam que é possível estabelecer uma comunicação com pessoas surdocegas. A citação que fez de Bosco( 2010 ), ´nos faz perceber que a comunicação vai além da audição, da visão e da própria fala, é preciso que vejamos a própria existencia do ser humano como um milagre de Deus que vai além do que é perceptível superficialmente, nos propõe uma viagem para dentro do ser humano, como se nos quisesse dizer que o homem só se completa no diálogo com o outro, seja ele com ou sem deficiência, pois todos nós temos nossa essência, e precisamos está em comunicação com todas as pessoas e buscar estratégias para conseguirmos, afinal todos somos únicos em nossas especificidades, como ele bem expressa "o corpo é a realidade mais imediata do ser humano. A partir e por meio dele, o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto, favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou com deficiência múltipla é de extrema importância"

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  4. Ótima postagem Cláudia, você abordou bem o tema surdocegueira e deficiência múltipla as imagens complementaram ainda mais sua postagem. Para Bosco ( 2010 ), o corpo é a realidade mais imediata do ser humano. A partir e por meio dele, o homem descobre o mundo e a si mesmo. Portanto, favorecer o desenvolvimento do esquema corporal da pessoa com surdocegueira ou com deficiência múltipla é de extrema importância. A mesma ressalta que as pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla, que não apresentam graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mãos. Isso para servir como tentativa de minorar as eventuais estereotipias motoras e pela necessidade do uso de ambas para o desenvolvimento de um sistema estruturado de comunicação. Parabéns pela publicação!

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  5. Cláudia, você foi perfeita nas colocações que fez.As imagens nos ajudam a perceber o quanto é importante nosso trabalho para o sucesso das pessoas com surdocegueira ou deficiência múltipla.As estratégias de comunicação são muitas, mas descobrir como utilizá-las em cada situação, é o grande desafio.Parabéns!

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  6. Oi Claudia queria parabenizar pelas as informações ricas e esclarecedoras sobre essas deficiências, linguagem clara e imagens que deram um incremento importante na postagem. bjs

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