terça-feira, 27 de agosto de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA


     A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que  desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas.
   Os recursos selecionados pelo professor de AEE para solucionar as dificuldades funcionais dos alunos podem ser de alta ou baixa tecnologia. A área da TA que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA ).
    A CAA possibilita a construção de novos canais de comunicação, através da valorização de todas as formas expressivas já existentes na pessoa com dificuldade de comunicação. Gestos, sons, expressões faciais e corporais devem ser identificados e utilizados para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: Sim, Não, Tchau, Banheiro, Estou bem, Tenho dor, Quero ( determinada coisa para a qual estou apontando ), tenho fome e outras expressões utilizadas no cotidiano.
    Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos recursos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, dependendo da maneira como for utilizado, pode torna-se  uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.

                                                      VOCALIZADORES



     Vocalizadores são recursos de comunicação mais sofisticados  que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/botão/tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada. Existem vários modelos de vocalizadores e eles diferem quanto à portabilidade, ao número de mensagens, à forma de acesso às  mensagens, à estética a ao custo.
   Com o vocalizador, o aluno pode conversar com seus colegas, fazer perguntas, cumprimentar, fazer interpretações em teatro, responder perguntas em uma avaliação, fazer suas escolhas, etc.
    A escolha do símbolo a ser falado poderá ser feita pelo usuário de forma direta ou indireta.Na forma direta o usuário do vocalizador deverá levar uma parte do corpo, como o dedo ou cotovelo, ou uma ponteira colocada na mão, boca ou cabeça; sobre a tecla que contém a mensagem que deseja expressar e, ao teclar, a mensagem é ouvida por todos.
   Algumas pessoas não possuem a habilidade motora de tocar com precisão em uma única tecla do vocalizador e então poderão optar pela seleção indireta. Nesse caso, um sinal luminoso ou auditivo percorrerá cada uma das teclas e o usuário fará a seleção da mensagem que deseja expressar, quando esse sinal estiver sobre a tecla correspondente. 
   Esta forma de seleção é também chamada de sistema de varredura automática. Quando o símbolo ou palavra estiver selecionado pela varredura, sua ativação (transformação em voz) é feita por acionadores, que são chaves colocadas em qualquer parte do corpo, onde o usuário possui algum controle ativo de movimento. O acionador pode ser ativado com pressão (tocar a mão, o pé, a cabeça), tração (puxar o braço), sopro,piscar etc.
   São exemplos de vocalizadores:


O vocalizador GoTalk é um gravador de voz e necessita acesso direto em suas teclas.



O Vocalizador Portátil Tobii S32 é um dispositivo que reproduz quaisquer mensagens pré-gravadas, que são ativadas através de um simples toque.




O VoicePod é um sistema digital de baixo custo, ideal para uso com cartões e/ou símbolos de comunicação. O aparelho vem acompanhado de 36 cartões-envelope resistentes e reutilizáveis com frente-verso. Cada cartão-envelope possui uma codificação própria, que permite a gravação e reprodução de mensagem associada à figura colocada em seu interior. Isso significa que você poderá contar com 72 mensagens armazenadas no equipamento selecionáveis pela simples encaixe do cartão no VoicePod.



Vocalizador de duas mensagens gravadas que são facilmente modificadas. Um tampo de plástico transparente em cada um dos botões abriga o símbolo gráfico que representa a mensagem gravada. Nesse caso, o vocalizador está preparado para as mensagens SIM ( botão amarelo ) e NÂO ( botão vermelho ).




O vocalizador Zygo Talara também funciona com voz gravada, mas o acesso é direto ou indireto pois possui a função de varredura integrada.


O vocalizador Spok21, possui um teclado e o texto escrito é falado através de síntese de voz. O acesso sobre as letras é direto ou indireto (varredura e acionador).




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 06: Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). 
Atendimento Educacional Especializado: deficiência física (MEC/SEESP, 2007).
 







6 comentários:

  1. Olá Claúdia tudo bem? eu li sua pesquisa e percebi que você a iniciou com o conceito de TA e de CAA,logo depois explicou muito bem como se utiliza o recurso que escolheu, que são os vocalizadores, pena que esse recurso não está disponível em todas as salas de AEE. mesmo assim sei que é muito relevante para ajudar no desenvolvimento das crianças com PA e outras necessidades.

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    1. Francisca, realmente este é um recurso de alta tecnologia que ainda não está disponível em nossas escolas, mas pode ser adquirido através da parceria com nossos gestores ou quem sabe adaptado com gravador de voz.Um abraço!

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  2. Oi Cláudia as tecnologias assistivas apresentadas por você realmente ainda não é uma realidade nossa. Contudo somos brasileiros e brasileiros não desistem nunca.
    O O VoicePod é uma tecnologia que podemos imitar fazendo uma manual com cartões que não falará, mas ele pode apontar, fica uma imitação que em alguns casos ajuda muito, né?!
    Gostei muito de todas as tecnologias apresentadas.
    Um abraço e até qualquer hora!!!!

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    1. É verdade Gilmaura, nós como professores de AEE somos também responsáveis pela confecção de recursos de acessibilidade que exigem muita criatividade e adaptação.Obrigada pela sugestão!

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  3. A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros.

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  4. Os vocalizadores são bem vindos no AEE. E com certeza é um recurso muito utilizado. Abraços1!!!!!!

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