No
trabalho do AEE, o professor da Sala de Recursos Multifuncionais exerce um
papel importante na construção do conhecimento do aluno, agindo como um
mediador na transformação da prática educativa . O atendimento por si só não garante
a inclusão dos educandos com necessidades
especiais no sistema regular de ensino num contexto crítico e participativo; se faz necessário a cooperação de todos os profissionais da
escola, inclusive dos profissionais de outras entidades que os alunos com
deficiência frequentam para oportunizar um melhor aprendizado.
Para
desenvolver o atendimento é imprescindível que o professor conheça seu aluno,
suas dificuldades e limitações impostas pela deficiência, estruturando-se num
modelo de atendimento orientado pela
realização do estudo de caso. O estudo de caso deve ser efetivado pelo professor de AEE em colaboração com o professor
da sala regular, com a família e com outros profissionais que trabalham com
esse aluno no ambiente escolar. Dessa forma o professor da sala de SRM
estabelece os objetivos que nortearão o atendimento do aluno, ao mesmo tempo que
trabalha de maneira conjunta com o professor da sala de aula.
A
elaboração e execução do plano de AEE são feitas a partir do conhecimento sobre
o aluno, ou seja, com base nos dados coletados o professor de AEE definirá o tipo de atendimento para o aluno,
os materiais a serem produzidos, a frequência e duração do atendimento, entre
outros elementos necessários ao plano. Assim,
o plano deve ser constantemente revisado, buscando sempre o melhor serviço e
recurso para o aluno e considerando que cada aluno é único.
O
AEE desafia a capacidade do professor em encontrar soluções, descobrir o que
pode acrescentar ao seu plano inicial de ação, para mantê-lo atualizado e flexível
a novas possibilidades. Todas as suas atribuições envolvem muita dedicação e um
alto nível de responsabilidade que precisa ser desenvolvido na prática
juntamente com uma boa sustentação teórica, daí a importância da formação
continuada dos professores de AEE que exige perseverança e o envolvimento no
processo de todos que buscam uma escola
aberta às diferenças.
Oi Cláudia, parabéns pelo excelente texto!Concordo com você, quando afirma que o professor de AEE é desafiado no dia-a-dia, uma vez que precisamos encontrar estratégias para trabalhar individualmente com cada aluno segundo suas particularidades e necessidades.É uma busca pelo conhecimento aliado a nossa prática pedagógica que nos permite realizar nosso trabalho.
ResponderExcluirO Atendimento Educacional Especializado - AEE- destinado aos alunos público alvo da educação especial, é um serviço que: Identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Contribuindo com uma função fundamental o professor
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