domingo, 4 de agosto de 2013

O professor da Sala de Recursos Multifuncionais

 

No trabalho do AEE, o professor da Sala de Recursos Multifuncionais exerce um papel importante na construção do conhecimento do aluno, agindo como um mediador na transformação da prática educativa . O atendimento por si só não garante a inclusão dos  educandos  com  necessidades especiais no sistema regular de ensino num contexto  crítico e participativo; se faz  necessário  a cooperação de todos os profissionais da escola, inclusive dos profissionais de outras entidades que os alunos com deficiência frequentam para oportunizar um melhor aprendizado.
Para desenvolver o atendimento é imprescindível que o professor conheça seu aluno, suas dificuldades e limitações impostas pela deficiência, estruturando-se num modelo de atendimento  orientado pela realização do estudo de caso. O estudo de caso deve ser efetivado pelo professor de AEE em colaboração com o professor da sala regular, com a família e com outros profissionais que trabalham com esse aluno no ambiente escolar. Dessa forma o professor da sala de SRM estabelece os objetivos que  nortearão o  atendimento do aluno, ao mesmo tempo que trabalha de maneira conjunta com o professor da sala de aula.
A elaboração e execução do plano de AEE são feitas a partir do conhecimento sobre o aluno, ou seja, com base nos dados coletados o professor de AEE  definirá o tipo de atendimento para o aluno, os materiais a serem produzidos, a frequência e duração do atendimento, entre outros elementos necessários ao plano.  Assim, o plano deve ser constantemente revisado, buscando sempre o melhor serviço e recurso para o aluno e considerando que cada aluno é único.
O AEE desafia a capacidade do professor em encontrar soluções, descobrir o que pode acrescentar ao seu plano inicial de ação, para mantê-lo atualizado e flexível a novas possibilidades. Todas as suas atribuições envolvem muita dedicação e um alto nível de responsabilidade que precisa ser desenvolvido na prática juntamente com uma boa sustentação teórica, daí a importância da formação continuada dos professores de AEE que  exige perseverança e o envolvimento no processo de todos que buscam uma  escola aberta  às diferenças.





 




2 comentários:

  1. Oi Cláudia, parabéns pelo excelente texto!Concordo com você, quando afirma que o professor de AEE é desafiado no dia-a-dia, uma vez que precisamos encontrar estratégias para trabalhar individualmente com cada aluno segundo suas particularidades e necessidades.É uma busca pelo conhecimento aliado a nossa prática pedagógica que nos permite realizar nosso trabalho.

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  2. O Atendimento Educacional Especializado - AEE- destinado aos alunos público alvo da educação especial, é um serviço que: Identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Contribuindo com uma função fundamental o professor

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