segunda-feira, 26 de maio de 2014

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA PARA ALUNOS COM TEA



Bez ( 2010 ), em suas pesquisas propor ações mediadoras com o uso de recursos e estratégias de CAA para promover o desenvolvimento da comunicação em sujeitos com TGD. Os resultados comprovaram que os sujeitos ampliaram suas formas de comunicação graças ao uso da CAA. Os indícios de intencionalidade de comunicação que emergiram nos sujeitos com TGD, quando utilizadas ações mediadoras com CAA, ampliaram-se de forma significativa, chegando os sujeitos a tornarem-se agentes intencionais em diversos momentos das interações.
Os recursos de CCA são constituídos por objetos ou equipamentos, por meio dos quais se consegue transmitir uma mensagem. Segundo classificação de Zaporoszenko e Alencar (2008), tais recursos podem ser tanto de baixa quanto de alta tecnologia. Os de baixa tecnologia podem ser representados por gestos manuais, expressões faciais, Código Morse e através de signos gráficos. Os signos gráficos podem ser elaborados por meio da escrita, de desenhos, de figuras (fotos, gravuras, entre outros) e de símbolos pictórios. Para tanto, é possível utilizar os mais variados sistemas de CA, através dos quais podem ser elaboradas pranchas, painéis, carteiras, entre outros (ZAPOROSZENKO e ALENCAR, 2008).
As pranchas de comunicação são elaboradas incluindo-se diversos símbolos gráficos que representam mensagens. Normalmente, elas são organizadas com uma técnica por subdivisão e níveis. As pranchas podem variar de tamanho, conforme a necessidade e serem desenvolvidas usando materiais como papel, cartolina, isopor, madeira, ou ainda serem organizadas a partir de um álbum de fotografias, até mesmo com uma pasta com divisórias. Além das pranchas personalizadas (para comunicação pessoal), existem outras para múltiplos usuários, que podem ser utilizadas nas mais diversas situações como, por exemplo, em ambiente escolar, em bibliotecas, com a turma, entre outros. Possibilita, desse modo, uma rica forma de comunicação entre todos que estão no local utilizando-as (SCHIRMER, 2004).
PRANCHAS COM ESTÍMULOS REMOVÍVEIS
 


   
Imagens de cemespi.blogspot.com.br
PÚBLICO ALVO: Crianças com TEA com dificuldades de comunicação e interação social.

LOCAL DE UTILIZAÇÃO: O material pode ser utilizado tanto na sala de AEE como  na sala regular.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Pranchas adaptadas e coladas com dois velcros  ( autocolantes ) paralelamente, como se fossem pautas de um caderno. Sobre os velcros  são fixados as figuras para comunicação alternativa. Atrás de cada figura também é colado outro velcro para possibilitar a fixação na prancha. O material que reveste a prancha permite a higienização. A cor de fundo  permite melhorar o contraste visual com os estímulos na cor branca.
INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE AEE:
Estas pranchas tem o objetivo de permitir a troca de figuras para comunicação, com ações motoras do professor ou do aluno. Dessa forma, a prancha permite usar dois ou mais estímulos dependendo das características do aluno ou da comunicação. O aluno pode, por exemplo, escolher uma das figuras e indicar se deseja comer ou beber. A indicação, nesse caso, poderá ser feita ao olhar em direção as figuras que estão separadas. Para outros alunos, a indicação pode ser feita por meio do apontar com o dedo ou mesmo com o ato de pegar a figura.

REFERÊNCIAS:
BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014
Portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ajudas_tec


5 comentários:

  1. Oi Cláudia parabéns pela postagem, o recurso além de facil manuseio pode ser reutilizado com outros temas.

    ResponderExcluir
  2. A prancha com estímulos removíveis é muito interessante e de fácil compreensão pelo aluno. Como já foi comprovado os recursos de comunicação alternativa são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do aluno.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua postagem, realmente a CAA é uma ponte importante entre o aluno autista e o meio, promovendo sua interação e proporcionando mais conhecimento ao professor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente sugestão de atividade, bem explícita e bem orientada parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha,essa prancha de estímulo removíveis , pois permite variar de acordo com o interesse do aluno ou temas a serem trabalhados. Parabéns!!!

    ResponderExcluir