O presente artigo “Os desafios de incluir sem excluir”, de Roberta Vieira de Vargas, é uma referência da Revista O professor, onde a autora nos convida a fazer reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na realidade da escola pública. Os questionamentos estão voltados para perguntas que nos fazemos todos os dias: como inserir um aluno deficiente na classe regular sem causar exclusão?
Os temas abordados fazem uma análise de alguns pressupostos legais sobre a inclusão, o papel da afetividade no processo da educação inclusiva, tornando a família um ambiente importante e acolhedor para o desenvolvimento da criança,o incentivo das potencialidades de alunos especiais frente às dificuldades, a diferença entre integração e inclusão, as resistências de professores em relação à inclusão e as condições atuais das escolas regulares públicas frente o desafio de incluir.
Que essa leitura possa fortificar todos os profissionais da educação para o enfrentamento dos desafios e dificuldades, e que daqui para frente a inclusão seja encarada como algo natural e que a escola esteja aberta a aceitação de todas as crianças independente de suas limitações.
Acesse: http://www.revistaoprofessor.com.br/wordpress/?p=232
acesso em 12/05/2013
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quinta-feira, 23 de maio de 2013
Leitura prazerosa
http://www.revistaoprofessor.com.br/wordpress/?p=232
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Parabéns Ana Cláudia seu Blog alem de lindo,ficou bem didático com os conteúdos postados.
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